A dificuldade que a produção escrita representa para a maioria dos estudantes está presente no discurso dos professores das mais diversas áreas. Para alunos do Ensino Médio e universitários, essa dificuldade envolve a redação do texto dissertativo-argumentativo (TDA) - o tipo de texto mais solicitado a eles, mas em que, segundo mostram pesquisas, o discente não consegue arguir, avaliar ou discutir com competência e persuasão. Este livro - Estrutura e textura de um texto dissertativo-argumentativo - a escrita acadêmica traz um diagnóstico baseado no exame das unidades de estrutura e de textura de TDAs, redigidos por estudantes, confrontando-os com gêneros que envolvem o TDA, tais como, editoriais, teses, artigos científicos, à luz da literatura recente sobre o assunto, a fim de mapear as zonas de desencontro entre as sugestões dessa literatura e a efetiva realização de TDAs pelo estudante. O diagnóstico deve permitir a elaboração de um enquadre que forneça aos professores recursos capazes de guiar seus estudantes a escrever textos que satisfaçam as expectativas da audiência acadêmica.