EUGENIA & HIGIENISMO: EDUCAÇÃO COMO SUPORTE - REMÉDIO DO ESTADO - EFEITOS COLATERAIS PARA A INFÂNCIA

SKU 169233
EUGENIA & HIGIENISMO: EDUCAÇÃO COMO SUPORTE - REMÉDIO DO ESTADO - EFEITOS COLATERAIS PARA A INFÂNCIA

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9786558208303
R$ 76,00
R$ 60,80
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    • 1
      Autor
      COSTA, RENATA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      211 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786558208303 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      16/11/2021 Indisponível
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O livro Eugenia & higienismo: Educação como suporte - Remédio do Estado - Efeitos Colaterais para a Infância apresenta uma narrativa crítica sobre o percurso histórico da construção das políticas do Estado para a infância. Essa trajetória inicia-se na modalidade de filantropia até as políticas serem incorporadas como ações e deveres do Estado para amparo e assistência da infância brasileira e seus problemas de ordem social e de saúde.Tal construção remonta à primeira metade do século XX no Brasil, quando o país foi cenário de grandes transformações, e o período foi marcado pelo desejo de uma elite política e econômica de superar os problemas do país, elevando-o a patamares considerados "civilizados". Aos graves problemas brasileiros já existentes juntaram-se outros, como aqueles provocados pela chegada de imigrantes.As péssimas condições de vida nas grandes cidades levaram ao aumento da criminalidade, ao abandono de crianças e, de um modo geral no país, à disseminação de doenças com alto grau de mortalidade. Difundia-se no Brasil um forte discurso de que a saúde do povo seria obtida com a prática de medidas higiênicas e de segregação de pessoas que provocassem os denominados "males sociais".Emerge então um movimento de valorização das crianças enquanto "futuro da nação", a demandar proteção, amparo e cuidados do governo central. É nesse contexto que o presente livro se insere, ao analisar o lugar que as crianças ocuparam na sociedade cuiabana na primeira metade do século XX, com foco em três pontos: o espaço escolar, a atenção à saúde e o âmbito familiar.Procurei pelas vozes dessas crianças em fontes de diferentes origens: oficiais, como leis e regulamentos, nacionais e estaduais; notícias divulgadas em jornais e revistas; registros impressos de memórias, interpretando as informações obtidas à luz de estudos sobre o tema. Desse modo, ao procurar as vozes das crianças cuiabanas, busquei analisar o vivido por elas, seus locais de pertencimento e as políticas de Estado aplicadas a elas na primeira metade do século XX.

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