O livro que tens em mãos, não é apenas uma reflexao teoricasobre formação de professores, muito menos se atémsomente sobre ensino aprendizagem de lingua inglesa. Olivro traz reflexões sobre o ser pesquisadora e o quanto a pessoa (e toda sua história pessoal) por trás da pesquisa é fator determinantepara as desenvolturas dos possíveis resultados finais. O foco principal é a formação inicial de professores, isso se dá através dereflexões sobre o que é ser docente, quais angustias e ansiedadesesses sujeitos precisam superar em seus caminhos para tornarem-seprofessores (e será que esse caminho algum dia chega realmente ao fim?). E no contexto do livro, nada disso é possÍvel sem discussõessobre a Língua Inglesa no mundo, perpassando considerações sobrequal inglês falamos/aprendemos/ensinamos e dentro disso o papeldo falante nativo em salas de aulas. Leitores desse texto viajaraocom a pesquisadora brasileira, junto com um grupo ofiundo doCanadá, para Cuba, onde os dados foram gerados. O livro é umconvite para ponderações sobre o ser professor, ser pesquisador elegitimar nosso papel como falantes de Lingua Inglesa.