Gêneros textuais/discursivos e letramentos são eixos complementares no funcionamento da engrenagem da escrita e da oralidade acadêmicas. Não há como tratar de letramentos de modo contextualizado, situado, sem levar em conta os gêneros mobilizados no processo. Inversamente, a investigação sobre a produção e recepção de textos orais e escritos em diferentes gêneros ganha um sentido mais realista se encaixada em práticas de letramento, envolvendo não apenas atividades com a linguagem, mas as práticas sociais em sua complexidade.'Gêneros acadêmicos e letramentos no ensino superior" vem inspirar olhares cada vez mais atentos às práticas de letramento desenvolvidas no meio acadêmico e particularmente nas salas de aula universitárias. Que ele nos lembre que escrever, ler e falar não se faz no vazio, mas de forma situada, em práticas sociais que envolvem relações de poder, conflitos de interesse e crenças de diversa ordem. Os conhecimentos aqui partilhados propiciarão experiências produtivas, e não opressivas, ao estudante que "luta com palavras" em seu percurso na graduação e na pós-graduação.