A gestão estratégica, uma das áreas da gestão em que severifica um maior dinamismo quer no seu desenvolvimentoteórico quer no que respeita à sua aplicação práticaé, geralmente, vista como a cúpula das diversas áreas emque se pode decompor a gestão de uma empresa. O seuensino, por regra, é ministrado na parte final dos cursos degraduação e mais aprofundadamente nos cursos de pósgraduação.Com o presente livro procurou-se ir ao encontro das necessidadesdesses dois grupos de estudantes (de graduaçãoe pós-graduação) bem como dos gestores que exercemou perspectivam vir a assumir funções de gestão nos níveissuperiores, ou consultores e outros técnicos que pretendamdesenvolver ou reciclar conhecimentos nesta área. O livro procura apresentar a diversidade de posições que,em alguns aspectos, se verifica e que enriquecem a disciplina. Parte-se do princípio de que não existem receitaspara resolver os problemas de gestão estratégica e que umseguro domínio da diversidade de teorias e abordagens facilitaa tomada das decisões que traduzem a concretizaçãoda estratégia pensada. Sem prejuízo da procura do equilíbrio entre a teoria e aprática, atribui-se, intencionalmente, um peso mais significativodo que é habitual à implementação e controlo daestratégia, isto é, à acção estratégica propriamentedita, pois só pela acção a estratégia se concretiza.