GRAVADA A FOGO: DIALÉTICA, HEGEMONIA E LUTA DE CLASSES ; O PCDOB NA GESTÃO DA FAETEC DE 1999 A 2002 E A ARTICULAÇÃO ENTRE POLÍTICA, IDEOLOGIA, EDUCAÇÃO E GOVERNO

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    • 1
      Autor
      JUNIOR, PAULO BRETAS VILARINHO Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      275 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      21 x 27 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525024837 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      25/04/2022 Indisponível
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Paulo Bretas Vilarinho Junior analisa o tema das relações entre política, ideologia, educação e governo na gestão da FAETEC, por meio da participação dos dirigentes e militantes do PCdoB, durante o governo Anthony Garotinho/Benedita da Silva, entre 1999 e 2002. Os procedimentos metodológicos utilizados articularam três movimentos simultâneos que possibilitaram maior apreensão da totalidade estudada: 1. a revisão de literatura, visando estruturar uma base teórica de referência e de análise da realidade atual, nas suas dimensões conjunturais e estruturais, abordando os temas "globalização" e neoliberalismo; o papel do Banco Mundial na definição das políticas educacionais no Brasil; a nova LDB e a educação profissional e o Decreto n.º 2.208/97; a terceira Revolução Industrial e a reestruturação produtiva e gerencial; o histórico do PCdoB; a evolução na posição do partido em relação à participação em cargos executivos no capitalismo; a evolução do conceito de Estado no marxismo; 2. a realização de entrevistas semiestruturadas com dirigentes e militantes do PCdoB que participaram de direção/coordenação na estrutura da FAETEC, a fim de obter dados sobre a política da fundação no período e levantamento via fontes primárias (documentos oficiais, informativos) acerca da relação entre a política oficial da fundação e seus desdobramentos concretos; 3. a consulta ao programa do PCdoB; às resoluções do 9° e 10° Congressos; às resoluções da 10ª e 11ª Conferências Estaduais do Rio de Janeiro; às resoluções da Comissão Política Nacional e do Comitê Central e às resoluções do Secretariado, da Comissão Política e do Comitê Estadual do Rio de Janeiro do período estudado, a fim de conhecer as propostas sobre a educação e a participação em cargos executivos (em governos) e o tratamento político que o tema obtinha das Direções Estadual e Nacional do partido, para cotejá-las com a prática verificada. O trabalho também aponta perspectivas de como articular a relação ideologia - programa político - educação - administração concreta, discutindo ainda os dilemas e as possibilidades do projeto de educação popular no interior do capitalismo.

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