IMPROVISAÇÃO LIVRE: POLÍTICA DA MÚSICA E EXPERIMENTAÇÃO MUSICAL

SKU 93634
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9788547337049
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    • 1
      Autor
      ARAGON, LEANDRO ALMIR Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      193 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2019 Indisponível
    • 5
      Ano
      2019 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547337049 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      01/11/2019 Indisponível
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Em Improvisação Livre: política da música e experimentação musical, proponho um debate acerca das relações entre a música e a política na chamada improvisação livre, partindo da materialidade sonora e das lógicas que recortam e compõem o continuum sonoro. Os primeiros três capítulos do livro introduzem esse problema e fornecem uma base teórica para a discussão propondo pensar a relação entre a música e a política a partir do conceito de política da música, ou seja, a ruptura da distinção abstrata entre som e ruído e a suspensão dos seus efeitos concretos. Nos capítulos seguintes, a discussão foca-se na improvisação livre, em suas lógicas e no modo como atualiza a política da música e aponta para uma ruptura não somente do espaço sonoro, mas também da distribuição das capacidades humanas. Propus-me a discutir a política da música da improvisação a partir de três casos bastante heterogêneos. Em primeiro lugar, a partir da linguagem musical de Derek Bailey e de seu conceito de improvisação não idiomática, proponho pensar a possibilidade de criar e ocupar uma exterioridade dos gêneros musicais. Em segundo lugar, a partir do game piece Cobra (1984), de John Zorn, proponho pensar a possibilidade de se criar uma capacidade coletiva de ação e enunciação a partir de uma multiplicidade irredutível de linguagens musicais. Por fim, a partir dos experimentos do grupo Musica Elettronica Viva, proponho pensar o modo como a improvisação afirma e demonstra que a criação musical é uma capacidade comum, ou seja, que todos os seres humanos são seres musicais.

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