Partindo do problema de pesquisa que indagou como vinha ocorrendo o processo de inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas instituições públicas de Educação Infantil, em São Luís/MA, o objetivo geral deste estudo correspondeu a investigar o processo de inclusão de crianças com TEA nas supracitadas instituições. Foi realizada uma pesquisa em duas instituições que possuíam crianças com TEA. Os participantes foram 20 pessoas, dentre essas, quatro familiares de crianças comTEA e 16 profissionais que trabalhavam com as referidas crianças nas instituições pesquisadas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com aplicação de dois roteiros contendo, em cada, 12 questões relacionadas às temáticasgerais acerca do que é o TEA; quais são suas características; como é a relação dos pares com as crianças com TEA; como é a percepção dos pais de outras crianças, sem autismo, para com as crianças com TEA; qual é o nível de preparo dos profissionaispara atuarem com crianças com TEA; como ocorre o processo de inclusão dessas crianças nas escolas etc. Um roteiro foi destinado aos familiares e outro aos profissionais. Os resultados revelam que: a maioria dos participantes possui conhecimentos adequados em relação ao TEA; apesar de a maioria das crianças com TEA estarem sendo bem aceitas pelos profissionais e pelas crianças sem autismo, ainda existem barreiras a serem superadas no contexto da Educação Inclusiva na Educação Infantil, dentre essas, as causadas pelos estigmas em relação ao referido transtorno do neurodesenvolvimento, bem como a rejeição de pais e demais familiares quanto ao convívio de suas crianças, sem autismo, com aquelas com TEA; a maioria dos profissionais que trabalhamcom crianças com TEA ainda se sentem pouco preparados; há carência de parceria entre as instituições pesquisadas e os familiares das crianças com TEA, ocasionando, assim, mais uma barreira no contexto da inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil.