INCLUSÃO E EDUCAÇÃO SUPERIOR: AMBIGUIDADES DE UM DISCURSO

SKU 113979
INCLUSÃO E EDUCAÇÃO SUPERIOR: AMBIGUIDADES DE UM DISCURSO

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9786586034127
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    • 1
      Autor
      MACIEL, CARINA ELISABETH Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      201 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.3 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786586034127 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      16/04/2020 Indisponível
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Este livro tem por objetivo analisar como o discurso de inclusão é apresentado no conjunto de documentos referentes à educação superior do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003 - 2008). A frequente utilização desta palavra - inclusão - é o que entendemos que caracteriza um "discurso de inclusão", e isso se fez presente em programas e projetos estatais, conforme expresso em documentos oficiais, a exemplo dos Planos Plurianuais - PPAs - tanto do primeiro mandato (2003-2006) quanto do segundo (2007-2010). A análise da relação entre Estado e o discurso efetivado demonstra que o uso do discurso de inclusão é necessário para minimizar alguns dos efeitos da desigualdade que atinge grupos considerados excluídos. Os dados investigados mostram que o Brasil é um país em desenvolvimento que, embora venha apresentando, nos últimos anos, índices mais altos de crescimento econômico e social, ainda abriga grandes desigualdades sociais, o que representaria justificativa para a efetivação de políticas denominadas de inclusivas. Na educação superior, essas políticas são implantadas como ações afirmativas, por meio de programas e projetos propostos pelo governo federal. Nossa premissa, de que o discurso de inclusão era um argumento solto, sem relação com as políticas implementadas pelo Estado, foi parcialmente refutada, em face da identificação de programas e leis que convergem para a minimização das desigualdades sociais, para o acesso à educação superior e para a permanência nesse nível de ensino. O discurso de inclusão nas políticas de educação superior vem sendo desenvolvido de forma articulada e com coerência entre seus pressupostos, ressalvados os limites impostos pelo modo de produção dominante vigente.

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