Hoje, mais do que nunca, a disciplina/indisciplina tem sido um dos problemas mais preocupantes dentre aqueles que, direta ou indiretamente, afetam as vidas dos sujeitos educativos e a qualidade do ensino. As relações entre professores e alunos tornam-se, cada vez mais, fontes de agressividade e violência, o que acaba por prejudicar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. No sentido micro, quem são e o que pensam os alunos indisciplinados? Quais são os sentidos da disciplina/indisciplina para os protagonistas que vivenciam tal fenômeno? O diferencial desta obra é que nela esses alunos, considerados "problemas" e tidos como desajustados, incompetentes nas escolas, são retirados da "cultura do fracasso e do silêncio" imposto pelopoder disciplinar: aqui eles têm vez e voz. A perspectiva é de contribuir, por um lado, para o desvelamento do caráter complexo do fenômeno disciplina/ indisciplina e, por outro, para intensificar o debate necessário à construção de uma educação problematizadora, libertadora, inclusiva e de qualidade.