O presente livro parte da tese Artefatos e modelos da música na AntiguidadeOcidental, defendida pela autora em 2015 no Departamento de Filosoada Universidade de São Paulo, e indicada ao Prêmio de Melhor Tese doAno pelo mesmo departamento. Nela, investiga-se o lugar da techne nomundo grego - tomando-o como um grande espaço geográco em tornodo Mediterrâneo - por meio dos instrumentos musicais. A escassez deinformações sobre as técnicas de construção dos instrumentos desseperíodo leva ao estudo de outras atividades artesanais, especialmenteaquelas ligadas à carpintaria e ao trabalho com metais. Apesar do lugar deinferioridade que importantes pensadores conferiram aos artesãos,evidências mostram que a techne dos artíces marcou profundamente opensamento antigo. No que diz respeito à música, o papel do luthierproporcionou substrato material para desenvolvimentos na linguagemmusical. Mas além dos artefatos, modelos matemáticos, geométricos emecânicos da música também nasceram nas ocinas, sendo igualmenteresponsáveis por grandes transformações. O exame do gestoperformático também se revela fundamental para essa losoa materialda música, e mesmo sua natureza ritualística e encantatória, que surge nafiguras como musas e daimones.