Este livro reúne textos elaborados em distintos momentos, e que abordam de maneiras diversas as temáticas da diversidade cultural como valor e da chamada interculturalidade no cenário educacional, sobretudo no campo do Ensino Superior, notadamente apartir da situação dos povos indígenas no México, na Colômbia, no Equador, na Bolívia e no Brasil.Trata-se de textos predominantemente de antropólogos, produzidos a partir da pesquisa etnográfica e/ou da intervenção social. Deles, cinco (FernándezOsco, Martínez Novo, Rappaport, Dietz e Salmerón Castro) foram apresentados durante a conferência Londres-Brasília intitulada Politics of Knowledge, realização conjunta do Goldsmiths College, University of London e do Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Brasília, sob a organização de Gustavo Lins Ribeiro (UnB) e Sanjay Seth (UL). Os outros cinco textos (Báez Landa, Ribeiro, Carvalho, Russo & Paladino, e Beltrão), ensejados por diferentes situações, foram convidados a integrar estaseleção por trazerem contribuições fundamentais para o entendimento das formas como se passa a conceber em países latino-americanos a diversidade cultural como um valor a ser reconhecido pelos sistemas educacionais, sobretudo considerando uma pretensa virada radical na abordagem educacional dos povos indígenas nestes países.