A sabedoria, para Vives, não é apenas intelectual, uma perfeição da inteligência que capta e contempla a verdade, ainda que se trate de verdades últimas e muito elevadas. Ela é, como dizia Platão, uma verdade obedecida, que se reflete em virtude moral, em perfeição no agir e no portar-se. É um ideal de vida humana, que honra e completa a sua natureza. Por isso, na Introdução à sabedoria está dito não somente o que se deve conhecer, mas também tudo o que se deve fazer para ser sábio: há também asvirtudes humanas, pessoais e sociais - que, segundo o grande humanista espanhol, "adaptam nossa vida às exigências da sabedoria". E Vives, que dedicou a vida à busca da sabedoria e ao seu ensino, como preceptor e conselheiro, fala-nos por meio destetexto muito diretamente, como se falasse ao ouvido de seus alunos. Aqui, o leitor de todas as épocas encontra prescrições que parecem vir como que diretamente da fonte cristalina da sabedoria - conselhos úteis e diretos capazes de ordenar nossa vidatendo a sabedoria como fim, e que formam, muito facilmente, uma verdadeira regra de vida para o intelectual cristão, especialmente em tempos de crise histórica.