Em seu amplo trabalho, Paulo Freire valorizava, na educação, o papel primordial do local nos saberes, na cultura e na tecnologia, todos esses intimamente interligados. O importante do local era para formar a base através da qual o aprendiz enquantosujeito social podia se lançar para além da opressão e marginalização que lhe impunham a permanência em seu local. Com o desenvolvimento das novas tecnologias nas últimas décadas, essa possibilidade de ir além do local para transformar o local têm sido amplamente potencializada e aproveitada. Surgiram novas formas de produzir linguagem e textos e novas formas de abordá-los. Por sua vez, essas mudanças na tecnologia e nos usos da linguagem trouxeram a necessidade de repensar a educação e adequá-la às novas demandas. Surgiu, portanto, a necessidade de repensar, no quadro atual desses desenvolvimentos, exatamente o que é o local agora e, como propunha Freire nas décadas passadas, pesquisar os meios para ir além desse local, não para se afastardele, mas para melhor adequá-lo às demandas da atualidade. Os trabalhos deste livro acenam para e ilustram essas possibilidades.