Is it cool to be a Vygotskian nowadays? (Kozulin, 1992). A pergunta, levantada neste livro, torna-se mais relevante do que nunca. O leitor irá encontrar um vasto estudo, reunindo inúmeras publicações de Bernard Schneuwly, celebrando e debatendo o legado do autor russo, cuja obra é atualmente reconhecida mundialmente, no campo da educação. Apresenta-se aqui um novo olhar sobre a obra e o pensamento de Lev Semëonovic Vygotskij. O autor russo representa um contraponto à Nova Escola, e foi um inovador sem nunca ter rompido com a tradição clássica de Comenius. Assim, Vygotskij inaugurou uma inédita linha pedagógica que relaciona e condiciona o desenvolvimento ao papel da escola e do ensino, sendo estes catalizadores do processo de desenvolvimento da criança. Ademais, além das teses sobre a linguagem escrita, ele identificou a função da arte como técnica social dos sentimentos e das emoções. Seguindo o caminho inaugurado por Vygotskij no início do século XX, este livro responde a várias questões, sem deixar de suscitar outras.