"A literatura literaturiza tudo que ela toca ou que nela aporta". - Trecho da Introdução. "[...] buscar compreender o mundo contemporâneo, marcado pela dissolução de fronteiras e certezas e marcado também pela violência histórica crônica de pensamentos e práticas colonialistas entre indivíduos e sociedades [...]". - "Com os Olhos Todos Saídos a Olhar": Literatura Comparada e a Ética da Alteridade. "[.] os termos vez (oportunidade, poder que permite, autoriza) e voz rimam e se confundem. Aqui, opoder socioeconômico é a verdadeira Musa a 'dar a voz'". - O Expediente Político da Invocação Poética. "O pródigo de O risco do bordado, em oposição ao bíblico, sente alegrias fora de casa e passa por perturbações nela. Ele não manifesta arrependimento diante do pai, e é ele que, em um primeiro momento, hostiliza o irmão mais velho". - A Parábola Bíblica e as "Voltas do Filho Pródigo", de Autran Dourado: Relações Intertextuais. "[...] este tipo de escrita só é compreendido em sua totalidade quando o leitor atua de forma ativa, atribuindo sentidos, estabelecendo relações e preenchendo as lacunas que podem vir a aparecer". - A Escrita Paródica em Deus de Caim de Ricardo Guilherme Dicke. "[...] a preocupação dos estudos literários com o paratexto [...] apresentam uma resposta alternativa para o porquê de o tema ter se mostrado campo fértil para os estudos da tradução". - A Tradução de Paratextos da Literatura Infantil e Juvenil: Um Estudo de Capas e Títulos de Obras Brasileiras Traduzidasna França. "Ao se identificar com um personagem ou rejeitá-lo, o leitor pode passar a assumir posturas ideológicas de acordo com a imagem construída daquele personagem. Este poder se estende às outras formas da ficção. O teatro e o cinema compartilham dessa característica literária". - Lendo filmes.