Em Luz, cor e movimento: encontros estéticos entre a pintura e o cinema pós-moderno, Adriana Schmorak propõe uma leitura sensível e interdisciplinar do cinema contemporâneo, investigando suas conexões profundas com a história da arte, especialmente com a pintura. A autora analisa de que maneira cineastas como David Lynch, Lars von Trier, Alejandro González Iñárritu, Pedro Almodóvar, Manoel de Oliveira e Peter Greenaway constroem universos visuais profundamente influenciados pelas artes plásticas, recorrendo a colagens, fragmentações e referências pictóricas que dialogam com obras de mestres como Rembrandt van Rijn, Caspar David Friedrich, William Turner, Francis Bacon, Marc Chagall e David Hockney, entre outros.A partir de conceitos como caos, entropia, deformação e intertextualidade - centrais no pensamento pós-moderno -, o livro traça paralelos entre imagens em movimento e obras clássicas da pintura europeia, revelando como o cinema do século XXI reinterpreta formas, símbolos e estruturas narrativas a partir de uma lógica estética neobarroca.O diálogo com teóricos como Omar Calabrese, Gilles Deleuze, Ilya Prigogine, Rafael Argullol e Roland Barthes amplia as possibilidades de leitura, fundindo cinema, filosofia, mitologia e crítica de arte. Em filmes como O estranho caso de Angélica, Melancholia, O Regresso, Inland Empire e Nightwatching, o olhar do espectador é convidado a decifrar camadas visuais e sensoriais que transcendem a narrativa linear e evocam experiências emocionais e simbólicas intensas.Com linguagem clara e rigor acadêmico, Schmorak oferece uma contribuição original e relevante aos estudos de cinema e arte, ao destacar o cinema como espaço de encontro entre o visível e o invisível, o sensível e o intelectual. Essencial para pesquisadores, estudantes e leitores interessados nas interseções entre imagem, pensamento e emoção na cultura contemporânea.