MATRIZES DA LINGUAGEM E PENSAMENTO: SONORA VISUAL VERBAL

SKU 104739
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9788573211528
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    • 1
      Autor
      SANTAELLA, LUCIA Indisponível
    • 2
      Editora
      ILUMINURAS Indisponível
    • 3
      Páginas
      432 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2000 Indisponível
    • 5
      Ano
      2000 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2.4 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788573211528 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      01/01/2000 Indisponível
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Este livro nos apresenta a suma da semiótica aplicada de Lucia Santaella e, ao mesmo tempo, uma teoria nova, radical e ousada: a teoria das três matrizes da linguagem e do pensamento. Resultado de um quarto de século de pesquisa fundada na teoria do signo e dos processos sígnicos de Charles Sanders Peirce, a abordagem vai além da semiótica aplicada daqueles terribles simplificateurs que se aproveitam de fragmentos do instrumental semiótico, gerando a semiótica light dos discursos fáceis e reducionistas.A tese central nos confronta com um paradoxo. De um lado, os sistemas sígnicos se manifestam em processos metabólicos em permanente mutação e o universo midiático produz a hibridização pluriforme de meios e códigos; de outro lado, o estudo semiótico dessa diversidade revela que não há mais do que três matrizes semióticas a partir das quais, por processos de combinação e mistura, origina-se toda a multiplicidade das formas diferenciadas de linguagens.O fundamento fenomenológico e semiótico se encontra nas três categorias peircianas de primeiridade, secundidade e terceiridade. A hipótese inovadora é a de que há uma correspondência básica entre essas categorias e a percepção e linguagens humanas: a sonora pertencendo à matriz da primeiridade, a visual à da secundidade e a verbal à da terceiridade. Daí se segue a surpreendente reinterpretação do mundo sonoro como o domínio do signo icônico, do mundo visual como o domínio do signo indicial e do mundo verbal como o domínio do signo simbólico. Apoio independente para a tese das três matrizes vem da teoria da modularidade da mente humana desenvolvida no quadro das ciências cognitivas, por exemplo, por Jackendoff, que considera o verbal, o visual e o musical como os três módulos fundamentais da mente humana.A divisão triádica das linguagens é só o primeiro passo analítico. Através de combinações e misturas entre as categorias, cada uma dessas matrizes se subdivide triadicamente, resultando em nove modalidades do verbal, nove do visual e nove do sonoro. Desdobramentos dessas combinações e misturas resultam até num total de 81 modalidades, mas a base triádica dessas distinções finíssimas deixa sempre transparente a estrutura complexa desse tecido analítico.O campo da aplicação dessa teoria é amplo, abrangendo não só a música, as artes visuais e os discursos verbais, mas também a televisão, vídeo, cinema, as telecomunicações, a informática e as linguagens da hipermídia. A conclusão é uma radicali

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