Este livro procura mostrar que a formação da ideia de Brasil-nação acompanhou e expressou a formação e o desenvolvimento do país concreto, numa relação que se aproximaria da formulação hegeliana de país para si e país em si. É uma tentativa originale fundamentada de oferecer visão de conjunto do chamado ensaio de interpretação do Brasil durante o século XIX, gênero cujo fiat coincide com o desenvolvimento da ideia de nação, com todo o seu potencial de mobilização cultural e política. A análises e desdobra a partir de três aspectos: a construção do tema nacional, em Varnhagen; a aquisição de uma linguagem de corte subjetivista, em Joaquim Nabuco; e o relacionamento entre ciência e literatura, em Euclides da Cunha. Para ilustrar as mutaçõese impasses enfrentados por esse tipo de formato ensaístico, ela realça a opção pela abordagem que abrange as seguintes obras de referência: História Geral do Brasil (1854), de Varnhagen, O Abolicionismo (1883), de Joaquim Nabuco, Os Sertões (1902),de Euclides da Cunha. A nação se concebe com ciência e arte: Três momentos do ensaio de interpretação do Brasil no Século XIX articula um diálogo entre obras e os autores afastados no tempo, mas ainda inteiramente atuais em suas contribuições estéticas e teóricas. Tudo com vistas a reconstituir o percurso da interpretação do Brasil, principalmente em seu enlace com a chamada questão nacional, finalidade mais ampla do trabalho.