O modelo de Negócio Social surgiu em Bangladesh na década de 1970, quando o país passava por diversas catástrofes naturais e por uma terrível crise econômica, o que gerou situações de extrema pobreza.A iniciativa do então professor Muhammad Yunus foi ofertar empréstimos ínfimos, de apenas alguns dólares, às artesãs de uma pequena aldeia, o que, em pouco tempo, fez com que suas famílias saíssem da zona da pobreza. O método foi aperfeiçoado a tal ponto que, hoje, o Grameen Bank, o primeiro bancode microcrédito do mundo, beneficia direta e indiretamente mais de 20 milhões de pessoas em Bangladesh.O Negócio Social apresenta-se como uma proposta diferenciada para a solução sustentável da pobreza e dos mais diversos problemas sociais, a curto, médio e longo prazo; representa uma nova maneira de canalizar a expressão do espírito empreendedor e insere um elemento novo na economia, com o potencial de fortalecê-la e renová-la, gerando oportunidades, renda, emprego e efeitos benéficos à sociedade como um todo.Ao contrário das propostas sociais fundamentadas em utopias igualitaristas de eliminação da desigualdade social, o Negócio Social de Muhammad Yunus, explicado neste livro, sugere que o lucro e o altruísmo genuíno sejam usados deforma combinada para o benefício dos mais necessitados, ao mesmo tempo em que contribuem com ares renovados para a saúde econômica.Sobre os autores:Paulo Dourado é gestor ambiental (SENAC) e empresário social, e estuda desde 2010 os Negócios Sociais e os seus impactos no âmbito cultural e social. Atualmente é diretor administrativo-financeiro e cofundador da Escola de Artes Liberais, e proprietário da Atalaia Corretora de Seguros.Thiago Brum Teixeira é psicólogo educacional (PUC-Rio), mestre em ensino de ciências (Fiocruz) e presidente, professor, escritor e cofundador da Escola de Artes Liberais.