O PRONERA E A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO TECNÓLOGO EM AGROECOLOGIA DO IFPR/ELAA NO ASSENTAMENTO CONTESTADO

SKU 157026
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    • 1
      Autor
      MADUREIRA, JOÃO CLÁUDIO Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      133 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14.8 x 21 x 0.8 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525010052 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      30/06/2021 Indisponível
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O Pronera e a Garantia do Direito à Educação apresenta uma pesquisa qualitativa sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), compreendido como uma política pública voltada para a escolarização dos sujeitos do campo beneficiários da Reforma Agrária, a partir de um estudo de caso, o do curso superior de Tecnologia em Agroecologia ofertado pelo câmpus Campo Largo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná em parceria com a Escola Latino Americana de Agroecologia (Via Campesina/MST). A partir da utilização de referenciais bibliográficos, documentos, legislação e dados de pesquisa por meio de entrevistas e da aplicação de questionários, o autor procura caracterizar essa política pública como um espaço de luta, organização e garantia do direito à educação, com foco na percepção dos sujeitos do campo quanto à democratização do acesso ao ensino superior público. Partindo de pressupostos e elementos conceituais baseados no materialismo histórico-dialético, a obra analisa a experiência do curso como um instrumento efetivo de construção contra-hegemônica na direção do atendimento às especificidades da educação profissional do campo com vistas à qualificação profissional e formação omnilateral dos sujeitos do campo numa perspectiva emancipatória e de transformação social.O autor afirma a necessidade da continuidade e ampliação do Pronera enquanto instrumento de acesso dos sujeitos do campo à educação e alerta para as consequências da paralisação dos cursos em andamento em todo o país em função de mudanças nos processos de tomada de decisão no âmbito do governo federal a partir de 2019.

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