O PASTOR ASSEMBLEIANO MAXWELL FAJARDO, DOUTOR EM HISTÓRIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP), NOS APRESENTA A PERSPECTIVA DE UM HISTORIADOR QUE, AO MESMO TEMPO, É MEMBRO DA ASSEMBLEIA DE DEUS DESDE A INFÂNCIA, SOBRE O FENÔMENO DO CRESCIMENTOASSEMBLEIANO, HOJE O SEGUNDO MAIOR GRUPO RELIGIOSO DO PAÍS, ATRÁS APENAS DA IGREJA CATÓLICA. O SEGREDO , AO QUE PARECE, ESTÁ JUSTAMENTE NO ESGARÇAMENTO DA INSTITUIÇÃO. DIFERENTE DE OUTRAS IGREJAS, A ASSEMBLEIA DE DEUS ENCONTRA SUA FORÇA NA DIVISÃO.OUTRO PONTO ALTO DO LIVRO É COMO O AUTOR FAZ A LEITURA DAS TRADIÇÕES ASSEMBLEIANAS, ESPECIALMENTE A TRADIÇÃO LITÚRGICA. A PARTE HISTÓRICA É ACRESCIDA DE ARTIGOS E TEXTOS PRODUZIDOS NOS PERIÓDICOS ASSEMBLEIANOS. ALGUMAS FALAS CAUSAM SURPRESA PARA QUEM NUTRE PRECONCEITOS CONTRA OS ASSEMBLEIANOS. É INTERESSANTE OBSERVAR QUE HAVIA DEBATES INTENSOS NOS JORNAIS E REVISTAS DA DENOMINAÇÃO. PORTANTO, SE VOCÊ PROCURA UM LIVRO QUE REÚNE RIGOR HISTÓRICO E SOCIOLÓGICO, MAS QUE AO MESMO SEJA ESCRITO POR ALGUÉM DE DENTRO , LEIA COM URGÊNCIA ESSA OBRA. GUTIERRES FERNANDES SIQUEIRA EDITOR DO BLOG TEOLOGIA PENTECOSTAL NA SUA AMPLA E CRITERIOSA PESQUISA O AUTOR FAZ O ESTUDO DO PROCESSO EXPANSIONISTA DAS ADS SOB UM ÂNGULO HISTÓRICO QUE VALORIZA POR IGUAL OSASPECTOS INSTITUCIONAIS DA RELIGIÃO E AS PRÁTICAS DE TIPO RELIGIOSO MARGINALIZADAS COMO MANIFESTAÇÕES DE NATUREZA CULTURAL, SINTONIZADAS COM PROCESSOS VÁRIOS DE CONSTITUIÇÃO SOCIAL EM SUAS REALIDADES MÚLTIPLAS. O LIVRO CONSTITUI UMA AMPLA, CRÍTICA EBEM FUNDAMENTADA HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL, EM TERMOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, DOCUMENTAIS E INTERPRETATIVOS, REPRESENTANDO UMA CONTRIBUIÇÃO CRIATIVA E ORIGINAL PARA OS ESTUDOS REFERENTES ÀS ADS. DR. MILTON CARLOS COSTA PROFESSOR LIVRE-DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA UNESP/ASSIS ONDE A LUTA SE TRAVAR : UMA HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL É A HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE MILITANTE COM EMBATES INTERNOS E EXTERNOS. ESSA MILITÂNCIA APAIXONADA É TIPIFICADA A PARTIR DEUMA FRASE DE UM HINO CLÁSSICO ASSEMBLEIANO COMO CHAVE HERMENÊUTICA DA HISTORIOGRAFIA CONSTRUÍDA PELO FAJARDO. ORIGINAL. A LUTA INICIALMENTE ERA CONTRA A MARGINALIDADE DO GRUPO, A INDIFERENÇA DAS DEMAIS IGREJAS, O ESTRANHAMENTO DO MODELO EUFÓRICO, ASUSPEIÇÃO DA TRADIÇÃO REFORMADA E DO RACISMO DO QUAL O MOVIMENTO PENTECOSTAL FOI VÍTIMA. A LUTA ERA A FAVOR DA INFORMALIDADE LITÚRGICA, DA LEITURA BÍBLICA MAIS EXPERIENCIAL QUE TEÓRICA, DA ESPIRITUALIDADE EMPÍRICA, DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO DOS POBRE