Em meio aos desafios da medida socioeducativa, esta obra lança um olhar perspicaz sobre a organização do trabalho pedagógico em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Desvenda as políticas públicas educacionais e suas intrincadas relações na busca pela reinserção social de adolescentes em conflito com a lei, expondo suas tensões e potencialidades. Como a atuação do pedagogo pode se configurar em um elo imprescindível na ressocialização, em um cenário marcado por desigualdades e desafios sociais complexos? A pesquisa revela a organização do trabalho pedagógico no CREAS, sob a lente da Pedagogia Histórico-Crítica, buscando não apenas compreender, mas também superar as contradições das políticas públicas e fortalecer, na prática, o direito à educação e à reinserção social desses adolescentes. Uma análise essencial para educadores, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos entre outros socioeducadores, formuladores de políticas públicas e todos que acreditam no poder da educação como um instrumento genuíno de transformação social e na urgência da construção de um futuro justo e verdadeiramente inclusivo.