A obra reúne reflexões e práticas sobre os desafios das juventudes diante do trabalho e da construção de projetos de vida. Organizada em quatro seções, percorre desde fundamentos teóricos até experiências concretas em diferentes contextos educacionais e clínicos. Inicia-se pela discussão da política de Aprendizagem Profissional na perspectiva do trabalho decente, seguida por aproximações entre a Orientação Profissional e a Psicologia Analítica. Na sequência, volta-se a aspectos psicológicos das escolhas de carreira, destacando os estressores da preparação para ingresso no Ensino Superior e a importância do comportamento exploratório para decisões mais conscientes. Também apresenta práticas formativas inovadoras, como cadernos de inovação curricular e a análise de filmes, que estimulam reflexão, engajamento e aprendizagem significativa no educar para a carreira. Por fim, os relatos de experiências trazem metodologias criativas de formação de orientadores, atendimentos grupais no pós-pandemia e estudos de casos que alertam para cuidados em práticas de informação profissional. Deixa o convite à reflexão e à ação, ao integrar teoria, pesquisa e prática em favor de processos de orientação, formação e inserção profissional mais éticos, criativos e transformadores.