O livro que ora se apresenta corresponde a uma coletânea de textos de pesquisadores doutores em parceria com doutorandos(as) e mestrandos(as) do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se, portanto, do resultado de um trabalho que expressa o esforço de estudiosos em elucidar criticamente, e dentro de uma diversidade teórica, as bases epistemológicas para elaborações no campo da educação e da produção do conhecimento. A premissa sobre a qual se dá o desenvolvimento desta obra está no entendimento de que toda investigação crítica no campo das ciências - aqui, especificamente, no âmbito da educação como formação humana e da produção do conhecimento - deve apontar para a transformação simultânea das ideias e da realidade, já que ambas conformam uma relação dialética de determinação. Eis o desafio da práxis: não apenas estabelecer o elo entre a teoria e a prática como mera explicação de uma sobre a outra, mas evidenciar, necessariamente, uma ligação que resulte em movimento, ou seja, na alteração dinâmica da realidade. Esperamos contribuir com os debates já produzidos acerca das categorias centrais tratadas nesta obra, a saber, práxis, educação e conhecimento. Para isso, convidamos à leitura dos estudos que compõem este material e que agora tornamos acessível ao público.