PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: A UNIVERSIDADE NA RESISTÊNCIA AOS DIAGNÓSTICOS

SKU 294391
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    • 1
      Autor
      REGINA LUCIA SUCUPIRA: AMPARO, DEISE MATOS DO Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      177 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2025 Indisponível
    • 5
      Ano
      2025 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525079967 Indisponível
    • 10
      Situação
      Pré-Venda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      29/09/2025 Indisponível
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Não sabe o CEP?
O livro traz reflexões sobre a realidade do Ensino Superior no Brasil, discutindo desafios do cotidiano universitário. Em especial, a preocupação com os processos de medicalização e patologização da educação, que têm ganhado cada vez mais espaço nas universidades, afetando profundamente o seu funcionamento desde os processos burocráticos até a prática em sala de aula, passando pela maneira como a comunidade universitária convive e se relaciona. Afetam, ainda, a vida e o desenvolvimento dos estudantes, particularmente aqueles que não se enquadram nos padrões acadêmicos e sociais estabelecidos. Os diagnósticos de transtornos de aprendizagem e de saúde mental têm sido usados não só para categorizar e excluir, mas também para justificar intervenções normativas que, ao invés de promoverem inclusão, tendem a marginalizar ainda mais aqueles que já estão em situação de vulnerabilidade. Além disso, têm cada vez mais marcado o processo educativo nas universidades, numa expansão da discussão patologizante das questões do cotidiano acadêmico em detrimento da discussão educacional e da realização das transformações necessárias no sentido de uma universidade realmente democrática, socialmente referenciada e acolhedora da diversidade do desenvolvimento humano. Esta obra, assim, é um convite à reflexão sobre a função social das universidades e seu papel na formação ampla de sujeitos críticos e comprometidos com a melhoria das condições de vida da população brasileira, e não apenas de indivíduos ajustados a um modelo normativo e idealizado.

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