Patrística - Dos Bens do Matrimônio | A Santa Virgindade | Dos bens da viuvez: Cartas a Proba e a Juliana

SKU AG0231
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9788534916646
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    • 1
      Autor
      Agostinho: Santo Indisponível
    • 2
      Editora
      PAULUS Indisponível
    • 3
      Páginas
      296 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2001 Indisponível
    • 5
      Ano
      2001 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      13 x 1 x 20 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788534916646 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      01/12/2001 Indisponível
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Este Volume reúne três importantes obras de Santo Agostinho. A Primeira, Dos bens do Matrimônio, é a única síntese expressamente dedicada ao tema do matrimônio em toda a Patrística. Foi composta no ano de 401 como resposta à polêmica suscitada na época em torno da virgindade e do matrimônio: qual dos dois seria mais virtuoso? Agostinho aborda a questão em perspectiva de novidade em relação às outras opiniões vigentes: não denigre o matrimônio em favor da virgindade e mostra que ele pode ser mais vantajoso que a escolha ascética. Sintetiza essas vantagens, ou seja, o valor do matrimônio em três itens: o bem da prole, o bem da fidelidade recíproca e o bem da indissolubilidade. A segunda obra, A Santa Virgindade, dá continuidade ao debate em torno da mesma polêmica. O autor trata dos valores da virgindade como renúncia em favor do reino e busca de um bem maior. Entretanto, em harmonia com a primeira obra, esclarece que o casamento não é um mal e procura demonstrar que São Paulo não o condenou. Por fim, a terceira obra, Dos bens da Viuvez, cartas a Proba e a Juliana, coletânea de epístolas enviadas a duas mulheres: Proba, nobre senhora da influente gens Anicia, da Roma imperial, esposa de Probus, o eterno prefeito da cidade, e Juliana, sua nora. Essas cartas possuem rica temática, tratam também do valor da vida casta e consagrada e de outras virtudes, como a oração e reconhecimento da graça divina. Não são textos de interesse restrito às destinatárias; o tom geral é de gravidade solene, de medida doutrinal, refletindo o fulgor do gênio do autor e do zelo apaixonado que nutria pela Igreja.

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