- Os Autores e suas obras Autores consagrados, reunidos em uma proposta que valoriza Aprender a ser, um dos pilares da Educação para o século XXI, segundo a Unesco. Formação para a pluralidade Eixos pedagógicos da coleção Competência Leitora Expõe o aluno a diferentes situações de uso e reflexão da língua e da linguagem, contribuindo para sua formação como sujeito ativo que interage com o texto na construção de sentidos. Aprendizagem significativa As atividades possibilitam ao aluno estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios e os novos conteúdos estudados, garantindo uma apropriação efetiva dos conceitos, procedimentos e atitudes. Mundo Plural Insere o aluno no contexto global do mundo em que vive, fortalecendo o respeito à diversidade. A cultura e as atividades de diferentes povos e regiões do mundo dão ao aluno uma perspectiva da multiculturalidade que marca o nosso tempo. Estrutura · Os livros estão organizados em unidades e as atividadespresentes em cada uma delas foram elaboradas de modo que contemplem pelo menos dois dos quatro eixos: Números e operações, Espaço e forma, Grandezas e medidas, Tratamento da informação. · Cada volume está organizado em 9 unidades, com aberturas que exploram obras de arte, textos, brincadeiras e jogos. · Para todos os anos há recursos didáticos no encarte com jogos de trilha, frações, cédulas e moedas, planificações de sólidos, Tangran e complementos de atividade. Seções · Abertura da unidade - O trabalho proposto busca avaliar o conhecimento que os alunos já possuem sobre determinada ideia ou conceito (conhecimento prévio); relacionar Matemática e Língua, utilizando a leitura de diferentes tipos de textos, além de promover o contato com diversas formas de manifestação de linguagens (pinturas, esculturas, músicas); e relacionar Matemática e cidadania explorando situações com temas do cotidiano. · Problemateca - Apresenta coletânea de propostas deleitura, interpretação, resolução e formulação de problemas não convencionais que podem ser realizadas individualmente ou de preferência em duplas ou em pequenos grupos. · Jogos e brincadeiras - Apresenta jogos e brincadeiras na perspectivada investigação e da problematização, tanto para retomar algum conceito já apresentado, quanto para tratar de um conteúdo que será desenvolvido na Unidade. · Ler e escrever em Matemática - Por meio da leitura e da produção escrita de difer