POÉTICAS DA VOZ: TRAMAS NO SERTÃO DA BAHIA

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    • 1
      Autor
      DE ALMEIDA, TELMA REBOUÇAS Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      127 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2025 Indisponível
    • 5
      Ano
      2025 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525067803 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      06/01/2025 Indisponível
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Poéticas da voz: tramas no sertão da Bahia analisa três cordéis compilados da literatura popular em verso: As bravuras de Valdivino pelo amor de Beatriz, O idílio de Pórcia de Castro e Leolino Canguçu e Viola Quebrada. Este livro trata da tradição e recriação do cordel e tem como questão provocadora a reorganização inventiva de textos matriciais da tradição do próprio cordel, buscando compreender como acontece o rearranjo ?ccional da forma clássica do folheto em sua composição inovadora. Nesta obra, estão presentes categorias conceituais como: sertão, arte popular, cordel, oralidade, voz, performance, movência, escritura e crioulização. Seu suporte teórico se compõe, basicamente, de estudos relativos à poética da oralidade de Paul Zumthor e à estética da relação de Édouard Glissant, além de textos críticos sobre a literatura de cordel. Os três cordéis são analisados separadamente e, em seguida, considerados conjuntamente numa arquitetura cantante, resultante da unidade/diversidade, tanto no que tange às fronteiras que cercam a relação oralidade/escritura quanto aos aspectos socioculturais de um mundo-cantante. Trabalha-se com a hipótese de que a recriação do cordel seja concebida como uma escritura compósita de variados elementos socioculturais e estético-literários. No percurso circular entre oral-escrito, dá-se um entrecruzamento de ideias denunciadoras de um movimento rizomático, que sustenta o surgimento de um cordel crioulo. Essa característica pode ser con?rmada pela evidente imprevisibilidade do discurso poético, situado na intersecção do verso tradicional e do reverso recriado. Esta é uma leitura que se destina a professores, estudantes, pesquisadores ou não, como também a quaisquer pessoas que tenham interesse em conhecer um pouco mais dessa "arena de vozes" que é o cordel do sertão da Bahia, com todas as suas possibilidades de diálogos com outras áreas do conhecimento e outras artes. Que essa experiência de leitura impulsione novas ideias, pois as poéticas da voz são expressões contínuas das potencialidades e sensibilidades humanas.

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