Políticas da Cena Contemporânea: comunidades e contextos reúne diferentes vozes para indagar sobre dimensões políticas que as artes da cena parecem assumir nos dias de hoje. Tais dimensões são também geopolíticas e afirmam pontos de vista do sul global. Apontam, mesmo ao tratar de indivíduos, os vieses sociais, coletivos e regionais dos sujeitos.Dizem respeito a modos como o teatro, a dança e a performance respondem às desigualdades impostas àspessoas e grupos racializados, subalternizados ou minorizados. Horizontes epistêmicos dos povos originários, do feminismo anticapitalista, das pessoas trans, queer, gays e lésbicas também constituem as dimensões que perpassam tanto os capítulos, quanto a organização do livro.Afinal, a coletânea trata de marcas e traços das comunidades e dos contextos como forças efetivas do mundo que, em cena, dramatizam e performam alianças ou confrontações, em linhas, formas e linguagens as mais distintas. O livro se insere no debate decolonial que atinge a arte, o teatro, a dança e a literatura na atualidade. Coloca em foco o perspectivismo ameríndio, os feminismos, as lutas antirracirracistas e a perspectiva queer e transgênero.Destaca as formas de contestação dos sistemas de consagração em prol da emergência de novos sujeitos. Contribui com as tentativas de ultrapassagem dos referenciais eurocentrados, ainda que não apresente necessariamente tal movimento como pura negação dialética ou como superação histórica cerrada. A ultrapassagem também é delineada como tradução transcultural aberta e contínua.A natureza da discussão proposta no livro é rizomática, capilar, horizontal e tentacular. Diz respeito a redes de agentes fortemente marcados por processos coletivos de enunciação. move inúmeros criadores teatrais. SUMÁRIOApresentaçãoDESCOLONIZAÇÃO E PERFORMAGIACapítulo 1. Descolonização e dissenso no teatro brasileiro, Pedro de Niemeyer CesarinoCapítulo 2. O teatro como contracolonização Tupy-Guarany Nhandewa, Juão NynCapítulo 3. Antes do tempo existir, Andreia Duarte de FigueiredoCapítulo 4. O recado do xamã: de Makunaima a Macunaíma e vice-versa, André GardelTEATROS PRETOS E CENA KUIRCapítulo 5. Os caminhos de atuação no teatro preto de candomblé, OnisajéCapítulo 6. Bando Olodum - A improvisação como estratégia para uma linguagem singular, Evani Tavares LimaCapítulo 7. Um teatro negro, bixa e macumbeiro, Leandro Colling e Deivide Souza de JesusCapítulo 8. Kuirformance em O Evangelho segundo Vera