POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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9788544412657
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    • 1
      Autor
      Elisabete Andrade Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      282 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 1.8 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544412657 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Na modernidade, o conceito de política assume um caráter de unicidade ligado às atividades do Estado capitalista e, em consequência, articula-se também à legitimidade do poder de Estado nas ações de governo, ou seja, na tarefa de planejar, decidir, proibir, intervir, legislar e organizar a res pública (SANTIAGO; CALLAI, 2014). A política, como forma de organização do Estado, tem um papel condutor, normatizador e regulador que visa o bem-estar social de todas as pessoas que constituem a polis. Em uma concepção platônica é uma arte que não pode ser exercida por qualquer pessoa. No que diz respeito à educação, as políticas públicas têm atuado de forma pontual na tentativa de atingir um maior número de instituições e, assim, manter o controle dos processos educacionais, tendo em vista a busca de um padrão de pessoa e de sociedade. É neste sentido que o processo de globalização, desde o final do século 20, juntamente com o processo de expansão das novas tecnologias da informação, vem atuando mundialmente de forma paradoxal. Paradoxal porque, ao mesmo tempo em que alargam possibilidades de diálogos entre gerações, comunidades e culturas, também contribuem para a intensificação dos processos de exclusão social mediante a transmissão da falsa ideia de que o acesso tanto à informação quanto ao conhecimento e aos bens materiais e culturais produzidos pela humanidade, é possibilitado a todas as pessoas. Os problemas da atualidade são bastante preocupantes e o movimento de mudança, por maior que seja, é mínimo diante do que precisa realmente acontecer. Desta forma, acreditar que pela educação é possível um mundo melhor é considerar que a diversidade de toda ordem seja respeitada, que outras formas de relações se constituam de maneira mais justa e que as leis de mercado não se sobreponham aos direitos humanos (ANDRADE; BORGMANN; RODRIGUES, 2014).

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