Políticas públicas para a formação de professores: impactos e desafios

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    • 1
      Autor
      Fernandes: Morato Indisponível
    • 2
      Editora
      MERCADO DE LETRAS Indisponível
    • 3
      Páginas
      236 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 0.11 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788575914786 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      20/01/2020 Indisponível
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As políticas públicas para formação de professores, dentro do escopo de preocupações relacionadas à melhoria da educação no Brasil das últimas décadas, ganharam relevância como tema de pesquisas acadêmicas e também como objeto de investimentos realizados pelos governos das esferas municipal, estadual e federal com vistas à melhoria da educação básica. Entretanto, esse tema continua presente nos debates em ambos os lugares em razão dos desafios que apresenta e também pela sua relevância política. A formação de professores é não só uma demanda não esgotada, mas também segue como um grande desafio, principalmente quando se focaliza os avanços ou não das políticas públicas implantadas e, sobretudo, quando se coloca em tela os rumos políticos da educação, da escola que queremos ter. Diante disso, neste livro, pesquisadores de diferentes universidades brasileiras analisam os impactos e os desafios apresentados por quatro importantes programas que compuseram/compõem as políticas públicas para formação de professores do Brasil recente. São eles: Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), Plano Nacional de Formação de Professor (Parfor), Educação a Distância (EaD), Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A escolha desses quatro programas para compor as reflexões deste livro se justifica pelo seguinte: a) são de abrangência nacional, portanto alcançam professores de todas as regiões do Brasil; b) alcançam professores de todos os níveis da educação básica, principalmente a partir do ensino fundamental; c) criam as condições de possibilidades para a realização, entre formação inicial e continuada numa espécie de continum entre os tempos de realização, pelo professor, dessas formações.

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