PSICANÁLISE E CINEMA: EM BUSCA DE UMA APROXIMAÇÃO

SKU 161389
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9786558208990
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    • 1
      Autor
      LEMOS, MOISÉS FERNANDES Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      175 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.1 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786558208990 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      18/12/2020 Indisponível
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Há uma desafiadora relação entre a psicanálise e o cinema. Surgidos em momentos históricos próximos, é possível divisar sua imbricação com o campo da linguagem. Nesta obra, Moisés Lemos nos conduz a caminhos teóricos entre psicanálise, cinema e arte, margeando os estudos linguísticos em interessante desvelamento de interseções desses campos. Há pontos em que se misturam, ora se cruzando, ora se afastando, mas nunca se abandonando. Nessa perpectiva, caminharemos com a teoria psicanalítica que se tornou um método de análise fílmica na década de 1960 e desenvolveu íntima e intensa relação com o cinema. A psicanálise criou, historicamente, relações com o processo de evolução do cinema. Lemos tratou aqui de estudo teórico em que recorreu a conceitos fundamentais da área da psicanálise articulando-os a processos transcorridos fora da situação analítica. O autor lançou mão de grande erudição ao expor as contribuições da obra freudiana e a elaboração de Lacan diante da obra de Freud, para nos guiar pelos conceitos de inconsciente, identificação e sublimação, de modo a articular os nós dentro da trama tecida entre psicanálise, cinema e linguagem. No caminho do desenvolvimento conceitual da interface psicanálise e cinema, encontramos a condução do autor por vias em que se abrem novos e possíveis questionamentos. Aí estão a elucidação de algumas lacunas e alguma provocação nos lugares já trilhados pelas complexidades teóricas e suas relações, resgantando modos de análise em obras como o filme A liberdade é azul, de Krzysztof Kie?lowski. Nada está pronto e esta obra mostra-nos caminhos instigantes de modo convidativo, ampliando a possibilidade de novas compreensões do lugar do cinema e da psicanálise em suas relações entre si e com a linguagem.

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