Esta obra expressa os esforços de pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas universidades brasileiras para produção de trabalhos que superem a concepção determinista e fatalista da deficiência. Os capítulos, muitos deles amparados pela Psicologia Histórico-Cultural, apresentam estudos sobre: desenvolvimento do psiquismo humano, processo de aprendizagem, discussões de práticas profissionais que resultam de pesquisas sobre a formação e atuação da psicologia escolar e educacional e reflexões sobre o campo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Todos os capítulos remetem a uma discussão sobre a constituição do sujeito em uma sociedade que exclui, discrimina, e não cria, ainda, possibilidades plenas para que os indivíduos com deficiência possam gozar do direito humano a educação. As temáticas abordadas instigam os(as) leitor(as) à refletirem sobre a importância de se assumir o compromisso com propostas que promovam condições necessárias para que os processos de apropriação do conhecimento e aprendizagens de todos os estudantes sejam exitosas, provocando o desenvolvimento psíquico e contribuindo para o processo de humanização.