REFLEXÕES SOBRE O EUROCENTRISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1950-2018)

SKU 212308
REFLEXÕES SOBRE O EUROCENTRISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1950-2018)

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    • 1
      Autor
      MACEDO, ANDRÉ LUAN NUNES Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      172 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2023 Indisponível
    • 5
      Ano
      2023 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 0.9 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525123684 Indisponível
    • 10
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      17/03/2023 Indisponível
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Esse livro começou a ser esboçado no ano de 2016, quando fui professor substituto de Ensino de História e História do Brasil na Universidade Federal de Alagoas. Durante as aulas, a partir da interação com meus amigos-alunos, percebia que havia uma polifonia a ser problematizada quando discutíamos o eurocentrismo. Inevitavelmente, esbarrávamos nas discussões sobre as identidades brasileira e latino-americana. Afinal, decidir o que é ou não um conteúdo eurocêntrico de história remete a perceber uma demarcação forânea que porventura aliena e desloca a experiência de algo que é considerado "interno", "próprio" ou "seu". Como os alunos-futuros-professores-de-história entendiam a brasilidade? Como concebiam esse constructo histórico? Quais eram as estratégias e usos do passado reivindicados nas suas narrativas? Apesar de ter pistas sobre o caminho do que era ser eurocêntrico, ainda me deparava em meio a distintas visões sobre o mesmo significado. Se haveria uma polissemia interpretativa ao realizarmos uma história do conceito de eurocentrismo, de que maneira esse debate chegava aos livros didáticos? Diante das dúvidas, era preciso atingir locais mais áridos de investigação e promover uma interação entre a teoria da história, a história dos conceitos e história intelectual e a relação destas com o ensino.

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