SOB O SIGNO DA LIBERDADE: A ABERTURA POLÍTICA, O PERÍODO PÓS-DITATORIAL E AS DISPUTAS NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO NOS ANOS 1980

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    • 1
      Autor
      FERREIRA, ANDRÉ Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      210 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.1 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525117010 Indisponível
    • 10
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      06/10/2021 Indisponível
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Este livro trata dos diversos agentes coletivos que, no território brasileiro, praticando seus discursos, estrutura constituída por vivências e narrativas (Laclau/Mouffe), disputavam entre si os modelos de educação e escola no período da Abertura Política e pós-ditatorial. Analisa um conjunto de fontes, constituídas por mais de uma centena de artigos e livros da época, aponta identificações e distinções entre os discursos. Entende que a disputa pelo significado de significantes como "educação", "escola" e "docência" é uma contenda pela hegemonia no campo da educação e apresenta as reflexões de educadoras e educadores de várias regiões do país, constituindo-se como um quadro da distribuição e diversidade do pensamento pedagógico brasileiro na época, sem classificar grupos ou defender uma teleologia positiva sobre a história. Trata do ambiente de redemocratização do país no âmbito da Educação, abordando as ideias e propostas sobre administração escolar, formação de professores, currículo e outros temas caros à consolidação das práticas democráticas. Aborda o modo de recepção e circulação tanto de matrizes conceituais estrangeiras quanto o desenvolvimento de matrizes nacionais de pensamento educacional.

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