SUBJETIVIDADE E COMPLEXIDADE NA GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO COM PARTICIPANTES DA ESCOLA DE GESTORES 2010

SKU SO6561
SUBJETIVIDADE E COMPLEXIDADE NA GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO COM PARTICIPANTES DA ESCOLA DE GESTORES 2010

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    • 1
      Autor
      SONIA GLAUCIA: ALMEIDA, INÊS MARIA MARQUES ZANFORLIN PIRES DE Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      184 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      14 x 21 x 1.2 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788580423396 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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O curso à distância de especialização em gestão escolar - Escola de Gestores - promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com instituições universitárias brasileiras, enfrenta, desde 2005, o desafio da formação nacional dos gestores escolares buscando viabilizar uma educação básica com qualidade social. Apesar dos princípios democráticos estabelecerem um espaço formal de construção coletiva, a gestão escolar perpassa pela complexidade multidimensional e, dentre outros aspectos, o efetivo processo participativo depende da interação dos sujeitos na instituição. Nesse sentido, o livro analisa a dimensão da subjetividade, à luz da psicanálise, para compreensão dos reflexos da constituição singular dos membros da escola, ao reconhecer a dimensão inconsciente permeando as relações intersubjetivas no ambiente de trabalho. Analisam-se obras metapsicológicas de Freud da "virada dos anos 20", enfocando como os laços afetivos reúnem sujeitos na dinâmica de grupos. A intersecção entre psicanálise e organizações é discutida a partir de estudos mais recentes sobre a relação sujeito-grupo-instituição. A obra traz também uma compreensão diferenciada do infantil, constitutiva da relação consigo, com o outro e com o mundo. Apesar dos crescentes estudos sobre gestão destacando a dimensão da subjetividade, é considerada uma abordagem relativamente recente. Por meio de estudo de caso, podem-se perceber os efeitos ao rememorar histórias de vida, a singularidade da gestão permeada por desejos e saberes, os laços de identificação entrelaçados a atos colaborativos, a trama de benefícios narcísicos e investimentos libidinais, e as complexas relações intersubjetivas em constante construção ou embate no espaço institucional.

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