Teatro sob fogo cruzado: grupo de teatro da ciências sociais

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9786559660902
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    • 1
      Autor
      Urbinatti: Tin Indisponível
    • 2
      Editora
      ALAMEDA CASA EDITORIAL Indisponível
    • 3
      Páginas
      340 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 1 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786559660902 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      02/05/2022 Indisponível
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Teatro sob fogo cruzado, de Tin Urbinatti Neste livro procuro narrar a trajetória do Grupo de Teatro da Ciências Sociais (GTCS), no período que se inicia em 1972 e se estende até 1979 - data de reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE) - quando da apresentação do espetáculo A UNE somos nós, nossa força, nossa voz!, em Salvador (BA). Mesclando-se à narrativa sobre a produção do grupo, o leitor encontrará o contexto histórico do período pós-AI-5, com suas conhecidas consequências políticas e sociais: censura, perseguições políticas, exílios, prisões, torturas, mortes.Da mesma forma, os relatos sobre os vários trabalhos desenvolvidos pelo grupo, em sintonia com esse contexto, revelam ainda processos de preparação técnica e artística desenvolvidos: estudos de estética (as contribuições de Marx, Engels, Brecht, Lucáks, Adorno, Fischer e outros), expressão vocal, improvisação, interpretação a partir do método stanislaviskiano, ou seja, as ferramentas necessárias para o fazer teatral.Assim, o texto apresenta o processo de preparação das peças e esquetes que foram encenadas, desde o famoso Que fazer?, ou seja, Que peça montar ou escrever?, tão comum aos grupos teatrais, até o enfrentamento da repressão e os sensacionais dribles aplicados pelo movimento estudantil aos órgãos repressivos.Destaque-se, ainda, que praticamente todos os trabalhos encenados nasceram das preocupações do grupo em questionar e responder aos abusos, às arbitrariedades e às pressões do estado ditatorial brasileiro. Procurava-se fornecer, a partir do trabalho artístico, uma visão crítica que pudesse contribuir para o avanço do movimento estudantil na luta contra a ditadura civil-militar.

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