TEMPOS DE REFLEXÃO: DE 1954 A 1989

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TEMPOS DE REFLEXÃO: DE 1954 A 1989

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9788525051844 Páginas: 512Edição: 1 - 2012Ano: 2012Origem: NACIONALEncadernação: BROCHURADimensões: 16 x 23 x 2.8ISBN: 9788525051844
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    • 1
      Autor
      GORDIMER, NADINE Indisponível
    • 2
      Editora
      BIBLIOTECA AZUL Indisponível
    • 3
      Páginas
      512 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2012 Indisponível
    • 5
      Ano
      2012 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2.8 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788525051844 Indisponível
    • 10
      Situação
      Esgotado Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      01/06/2012 Indisponível
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"Quando comecei a escrever, com nove ou dez anos, eu escrevia com o que passei a acreditar ser a única verdadeira inocência - um ato sem responsabilidade. Pois basta observar crianças muito pequenas brincando juntas para ver como o impulso de influenciar, exigir submissão, defender a primazia trai a presença do 'pecado' humano natal, cujo castigo é a carga da responsabilidade. Eu estava sozinha. Nem sabia como meu poema ou história saíam de dentro de mim. Não era dirigido a ninguém, nem lido por ninguém", escreve Nadine Gordimer em Tempos de Reflexão - de 1954 a 1989, coletânea que abrange mais de 40 anos e que a Biblioteca Azul, selo da Globo Livros, está lançando em dois volumes (o segundo tem passagens dos anos 1990 e 2000). Neste primeiro volume, Nadine demonstra como se tornou uma das mais importantes vozes contra a segregação racial, como cooptou pessoas, por meio de argumentos inteligentes e convincentes, para debater sobre o racismo: "É o mal - a danação humana no sentido do Antigo Testamento -, e nenhum compromisso, assim como nenhum sacrifício, será demasiado grande na luta contra ele", disse. Para ela, o escritor deve ter a liberdade de escrever e divulgar o que vê em sua sociedade, e ele não pode - ou não deve - se submeter aos interesses públicos de "interpretação política, valores morais e gostos". A verdade, diz, tem de ser escrita de qualquer maneira, seja ela referente a uma revolução ou a um acontecimento diário da vida do escritor. A autora é, portanto, uma feroz defensora do fim da censura. "Sou alguém que sempre acreditou e ainda acredita que nunca nos livraremos da censura enquanto não nos livrarmos do apartheid. A censura é a arma do controle mental, tão necessária para manter um regime racista quanto aquela outra arma da repressão interna, a polícia secreta." Na África do Sul, ela diz, a relação da política com a literatura tem várias implicações, como a "sublevação cultural dos negros sob a conquista", o que faz escritores se exilarem, e a consequência imediata desse ato é que há um "desenvolvimento subsequente de seus escritos na consciência alterada do exílio". E diz mais: como "alguns livros são proibidos, os sul-africanos nunca os leem. Mas tudo o que é e tem sido escrito pelos sul-africanos acaba sendo influenciado, no nível mais profundo e menos controlável da consciência, pela política racial". Às vezes de forma poética, às vezes de modo cru, Nadine conta suas impressões por lugares tão distintos quanto o Egito ou o Co

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