Este livro sobrapiano apresenta cinco trilhas essenciais na atuação com o trabalho de grupo, quais sejam: A primeira trilha é compreender a cultura do grupo e todos os processos envolvidos no campo grupal que são os elementos presentes no universo simbólico e concreto A segunda trilha é a compreensão de que o aprendizado grupal deve ocorrer, respeitando as concepções humanísticas de aprender a conhecer, saber, conviver e ser, em direção ao pensamento reflexivo, da análise crítica e da ativação do raciocínio. A terceira trilha apoia-se nos fundamentos teóricos da abordagem psicanalítica, do psicodrama, do campo social de Kurt Lewin com os postulados da gestalt e os pressupostos teóricos de grupo advindos dos estudos de Lewin. Essas escolas teóricas oferecem suporte para a percepção dos elementos presentes no campo da dinâmica grupal, que impulsionam ou restringem o funcionamento, a estrutura e o conteúdo. A quarta é a gestão por competências, desenvolvendo as habilidades, os conhecimentos e as atitudes. A quinta trilha é a metodologia de educação de laboratório, utilizando a ferramenta do Círculo Vivencial de Atividade, que possibilita desenvolver a confiança mútua, fortalecer o grupo, estabelecer vínculos, compartilhar as informações, visando equilibrar o lado da produção e o humano. O processo de desenvolvimento grupal não tem origem em uma mente individual, mas emerge do coletivo, sendo o seu significado construído na relação entre as pessoas. Conhecer a si mesmo e ao outro, estimula tanto a si como ao outro a perseguir seus sonhos, a delinear seus projetos, a descobrir potencialidades, possibilitando compreender os entendimentos e os desentendimentos do seu espaço de convívio. Também expande a troca de conhecimento e possibilita compartilhar a experiência e a vivência de novas interações. No mesmo processo de desenvolvimento do eu é que se constrói a relação com o outro social.