VALORIZAÇÃO OU ESVAZIAMENTO DO TRABALHO DO PROFESSOR?

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    • 1
      Autor
      FACCI, MARILDA GONÇALVES DIAS Indisponível
    • 2
      Editora
      AUTORES ASSOCIADOS EDITORA Indisponível
    • 3
      Páginas
      302 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2024 Indisponível
    • 5
      Ano
      2024 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 21 x 1.5 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788574965109 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana faz uma análise crítico-comparativa entre a teoria do professor reflexivo, o construtivismo e a psicologia vigotskiana procurando compreender em que medida há a valorização ou o esvaziamento do trabalho do professor nessas perspectivas. A análise da teoria do professor reflexivo demonstra que essa corrente educacional, ainda que focalize o trabalho do professor, está apoiada em concepções epistemológicas e pedagógicas que levam à secundarização do ensino. Por sua vez, a epistemologia piagetiana bem como a concepção piagetiana da relação entre desenvolvimento e aprendizagem reduzem o trabalho do professor ao de um mero facilitador da aprendizagem. Também são evidenciados vínculos entre essas duas abordagens educacionais e a pedagogia nova. Coerente em seu rigor analítico, a autora mostra que Vigotski, no início de sua atividade docente, quando lecionou psicologia em um instituto de formação de professores e escreveu o livro Psicologia pedagógica, também foi parcialmente influenciado pelas idéias escolanovistas, o que o levou a, nesse livro, também reduzir o trabalho do professor ao de um facilitador da aprendizagem. Entretanto, prosseguindo na análise da obra vigotskiana, a autora elucida que Vigotski superou essa abordagem e elaborou as bases de uma psicologia marxista que coaduna com uma pedagogia histórico-crítica, a qual concebe o trabalho do professor como o ato de ensinar, de transmitir o saber historicamente construído.

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