Este é um livro sobre ciência de dados aplicada à gestão estratégica de negócios para gerar vantagem analítica pela utilização de métodos e técnicas que orientam a tomada de decisão baseada em dados, no intuito de aumentar a competitividade das empresas.Vantagem Analítica é a capacidade dinâmica obtida pelo gerenciamento baseado em fatos e o uso estratégico de análise quantitativa de pequenos e grandes volumes de dados, métodos estatísticos e algoritmos de modelagem descritiva, preditiva e prescritiva para orientar decisões e ações que permitam às empresas buscar vantagem competitiva sustentável.Neste livro, são propostos conceitos inovadores e métodos que ajudam a identificar tendências emergentes e a avaliar de forma crítica as mudanças que podem gerar insights para a gestão estratégica de negócios.O livro destina-se a empresários, executivos, gestores de todos os níveis hierárquicos, estrategistas de gestão, tomadores de decisão, líderes de organizações com e sem fins lucrativos, consultores organizacionais e professores e alunos de pós-graduação interessados no mapeamento de tendências e na potencialização de demandas e oportunidades de mercado que levem à inovação e à competitividade das empresas.