VOCACIONAL: UMA AVENTURA HUMANA?

SKU 171772
VOCACIONAL: UMA AVENTURA HUMANA?

VOCACIONAL: UMA AVENTURA HUMANA?

SKU 171772
R$ 62,00
R$ 49,60
1 x de R$ 49,60 sem juros no Boleto
    • 1
      Autor
      LUNARDI MARQUES, SANDRA MACHADO Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      133 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14.8 x 21 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525019765 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      14/12/2021 Indisponível
Qtde.
- +
R$ 62,00
R$ 49,60
Quantidade

Produto Indisponível

Avise-me quando chegar

Cartão
Consulte frete e prazo de entrega

Não sabe o CEP?
Apenas um sinal de interrogação delimita a diferença de percepções acerca do ensino vocacional, por alunos - objeto do documentário de Toni Venturi (2011), Vocacional: uma aventura humana - e o livro, Vocacional: uma aventura humana?, por educadores.Para que adolescentes do Ginásio Estadual Vocacional "Oswaldo Aranha", de São Paulo, predominantemente, realizassem sua leitura de mundo nos anos 1960, manifestando sensibilidade ao sofrimento do próximo (retirar espelhos do banheiro, após o acidente de uma aluna com ácido, na aula de Ciências), assim como participar das manifestações de rua ocorridas em várias cidades devido à morte do estudante Edson Luís, pela polícia; o companheirismo, a alegria e responsabilidade demostrados nos estudos do meio; a imagem de meninos passando roupa, costurando e aprendendo cuidados com os bebês, sinalizam uma educação pública de vanguarda, rigorosamente planejada por professores.Ao invés do trabalho isolado, fragmentado em disciplinas, cuja constante era o uso de aulas expositivas, avaliadas por provas e exames, além do apego a uma relação hierárquica entre professores e alunos, o Vocacional introduziu o trabalho interdisciplinar.Muitos professores não se adaptaram às novas condições E às novas práticas pedagógicas.Educar-se com o grupo de iguais, autoavaliar-se, avaliar os colegas e ser avaliado por eles foram aprendizagens comuns a professores e alunos do ensino Vocacional. O que era espontâneo no comportamento destes, em várias situações, resultava de um processo intencional de emancipação intelectual de professores e alunos.Ensinar/aprender a partir de um currículo em círculos concêntricos implicava abrir-se à música, ao cinema, ao teatro, à literatura, às artes plásticas e industriais e à leitura cotidiana de jornais. Em suma: a ampliar o horizonte de conhecimentos dos educadores, educandos e suas famílias uma vez que estas não se limitavam a possibilitar condições materiais para os estudos, mas eram informadas com antecedência sobre o conteúdo de cada bimestre e convidadas a assistir sua síntese, bem como a dos estudos do meio.Via de regra, as chamadas Escolas Novas delimitam sua ação educativa na relação professor-aluno e com o grupo de iguais (crianças, adolescentes). O Vocacional foi além, trazendo os pais para a sala de aula, atribuindo-lhes responsabilidades que incluíam a luta por sua expansão e sobrevivência.Fatores externos, como o Golpe Militar de 1964, as críticas de integrantes da Secretaria da Educaç

Avaliar produto

Preencha seus dados, avalie e clique no botão Avaliar Produto.
Muito Ruim Ruim Bom Muito Bom Excelente

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca