Apresentamos projetos criativo-musicais fundamentados naaprendizagem criativa, referencial teórico e abordagem metodológicaque sustentam processos de educação musical em que aprendemosmúsica criativamente. Os projetos são abertos e fl exíveis, tecendoum conjunto de ideias para o planejamento, sem delimitar planosde aula ou uma sequência fi xa de atividades. Assim, à medida queprofessores(as) e estudantes participam do processo de modelagemdos planejamentos, eles vão adquirindo contornos particulares, comopráticas pedagógicas em movimento.Num movimento de tecer, de tramar, indo e vindo, buscamos,com cuidado e atenção, as componentes para compor estelivro, que aborda alguns elementos da cultura de um povoindígena: os Mbya-Guarani.Para adentrar a mata, o Mbyá pede licença. E, em silêncio,percorre as trilhas... com olhar e ouvidos atentos em buscada taquara, do bambu, do cipó e da criciúma... Ajeitam ataquara, retiram as tiras grossas e fi nas, dão formas e cores.Desse modo, vão ordenando o material para tecer, tramar,criar, compondo o ajaka.Assim como na trama do ajaka, entre as histórias, os estudose as conversas, este material foi sendo tramado, com acolaboração de muitas mãos, em diálogo intercultural com acomunidade Mbya-Guarani Itaty, na Terra Indígena do Morrodos Cavalos, Palhoça, SC.Esperamos que ele possa despertar ideias, propostas,convites, sugestões e indicações para professoras eprofessores, com vistas a incluir essas temáticas naeducação musical escolar não indígena.Cláudia Roberta Yumiko TristãoVozes Mbya-Guarani na educaçã o musical escolar édirigido a educadores(as)musicais, pesquisadores(as), professores(as) que atuam na educaçã o bá sica e demais interessados(as) pelo tema, tendo emvista o objetivo de fortalecer o trabalhocom culturas indí genas emescolas não indígenas.O livro apresenta componentes dacultura indí gena Mbya-Guarani efoi desenvolvido em diá logo coma comunidade da Escola Indí genaItaty e do grupo de canto e danç aTape Mirim, da Terra Indí genaMorro dos Cavalos (Palhoç a, SC).O material apresenta fundamentaçãoteórico-metodológica e cincoprojetos criativo-musicais voltadosaos anos iniciais do ensinofundamental. Cada projeto integraum ou mais elementos da culturaMbya: o tekoa e a opy; os grafi smos;as esculturas guarani debichinhos de madeira; o mbarakamirim; a escola indí gena e palavrasem guarani.Com esses eixos temáticos, osprojetos introduzem perspectivasdas cultura