VOZES, SABERES E RESISTÊNCIAS COTIDIANAS NA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

SKU 260858
VOZES, SABERES E RESISTÊNCIAS COTIDIANAS NA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

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9786525067490 Páginas: 193Edição: 1 - 2024Ano: 2024Origem: NACIONALEncadernação: BROCHURADimensões: 16 x 23 x 2ISBN: 9786525067490
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    • 1
      Autor
      EUGÉNIA DA LUZ SILVA: CUSTÓDIO, ELIVALDO SERRÃO Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      193 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2024 Indisponível
    • 5
      Ano
      2024 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525067490 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      29/10/2024 Indisponível
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O livro Vozes, saberes e resistências cotidianas na educação para as relações étnico-raciais lança um novo olhar sobre pesquisas científicas que exploram de forma profunda e significativa as dinâmicas educacionais, interculturais e étnico-raciais no Brasil, em especial na Amazônia Amapaense. Com um foco na educação superior e educação básica, nas práticas educativas cotidianas, bem como nas comunidades quilombolas e tradicionais locais, esses estudos oferecem olhares valiosos para a compreensão das questões socioculturais e educacionais enfrentadas por essas populações. Alguns textos abordam a importância da preservação e valorização da cultura, das religiosidades, das tradições e da memória quilombola na educação, destacando a necessidade de práticas pedagógicas que incorporem os conhecimentos tradicionais dessas comunidades. Esses estudos ressaltam a importância do diálogo intercultural e da promoção da igualdade racial no ambiente escolar. Outros temas abordados nos artigos se voltam para o papel desempenhado pelas políticas públicas com vistas à promoção de uma educação crítica e socialmente referenciada. Os pesquisadores analisam criticamente as políticas em vigor e propõem recomendações para garantir uma abordagem mais contextualizada. A seguir, a coletânea também destaca a necessidade de fortalecer os laços entre as instituições de ensino e as comunidades quilombolas e tradicionais, promovendo parcerias colaborativas que valorizem e respeitem os saberes locais. Por fim, os resultados dessas discussões evidenciam o compromisso do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Amapá (Unifap) em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde as diferenças são valorizadas e respeitadas. Tais reflexões oferecem subsídios importantes para a formulação de políticas e práticas educacionais mais inclusivas e sensíveis à diversidade étnico-racial na sociedade.

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