Este trabalho analisa a obra de José Francisco da Rocha Pombo (1857-1933), jornalista, professor, historiador, político e escritor nascido no estado do Paraná. Concentra-se nas três primeiras décadas do século 20, buscando apreender os impactos de sua produção voltadas para os ensinos médio e fundamental e como foi construído o pensamento de Rocha Pombo, bem como as transformações em sua escrita e no papel desempenhado pelo autor em sua sociedade. Centra-se em três de suas obras: Compêndio de História da América (1900), História do Brazil Illustrada (1905-1917) e Nossa Pátria: narração dos fatos da História do Brasil através da sua evolução com muitas gravuras explicativas (1917). Tem como objetivo compreender a discussão sobre a divulgação do conhecimento histórico a partir da formação básica. Rocha Pombo não era apenas um dos principais autores de compêndios e manuais didáticos no início do século 20, mas também um agente solidificador de uma ideia de nação e de conformação étnica da sociedade brasileira. Suas obras obtiveram enorme difusão e foram utilizadas em sala de aula por mais de 50 anos, o que o estabelece como um objeto de imprescindível não apenas para a história intelectual, mas também para a história da educação e para o entendimento da conformação da escrita da história do Brasil na primeira metade do século 20.