A Coletânea A pesquisa em literatura e leitura na formação docente: experiências da pesquisa acadêmica à prática profissional no ensino composta por 3 volumes reúne textos de autores de diversas cidades e universidades do Brasil que têm nesta temática uma de suas preocupações mais relevantes. Abordada desde diferentes perspectivas teóricas e práticas, a temática é discutida pelos autores com um duplo olhar: o do pesquisador - que tem nela o seu objeto de estudo - e o do profissional da Educação - preocupado em ressaltar a dimensão que deveria ocupar a literatura e a prática de ensino da leitura nos currículos que levam à formação docente. Desse modo, programas como o Parfor, Letras e o Profletras dialogam, pelos textos reunidos, com a Graduação e a Pós-graduação em Letras de várias universidades para expor seus resultados nesta área de estudos.Neste II Volume da coletânea seguem-se as discussões sobre a importância da pesquisa em Literatura e Leitura nos diferentes segmentos e níveis educacionais do nosso país. Assim, menciona-se que "reflexões sobre leitura numa perspectiva discursiva também são importantes", pois "ser sujeito da leitura implica pensar na dupla relação que o professor mantém com o ato de ler: de trabalho e de vida." Contemplam-se, neste volume, discussões sobre projetos de ensino de leitura com diferentes gêneros textuais, ancorados em teorias diversas que se voltam ao universo da prática leitora da literatura como forma valiosa de condução à criticidade e à descolonização intelectual do sujeito latino-americano. Desse modo, evidencia-se que ser leitor extrapola as práticas convencionais da sala de aula e estende-se à vida social, ao exercício efetivo da cidadania. Leituras que convidam à reflexão e ao compromisso é o que o leitor encontrará nesse conjunto de textos articulados em torno da temática da coletânea.