Pensar a tríade ensino, pesquisa e formação é tarefa árdua e, ao mesmo tempo, complexa. É inegável a relevância desses eixos no processo de constituição do sujeito social e acadêmico, uma vez que, sem a pesquisa, o ensino e a formação encerram-se emfragilidades teóricas. Muito da responsabilidade pela renovação teórica pertence ao pesquisador, e cabe ao docente a tarefa de propagar conhecimentos, formando, pois, novos e perspicazes pesquisadores. Essa geração de professores-pesquisadores, ou pesquisadores-professores, tem como demonstração a presente coletânea, cujos capítulos interconectam ensino, formação e pesquisa de maneira sólida e profunda. Este livro oferece uma reflexão abrangente sobre ensino, linguagem e discurso, abordando diferentes perspectivas teóricas e metodológicas que dialogam entre si. Os estudos aqui presentes contribuem para o aprofundamento de questões centrais no campo da educação linguística, da análise do discurso e dos estudos literários, ampliando o entendimento sobre os desafios e as possibilidades de atuação na área. A diversidade de abordagens e temáticas presentes na coletânea permite um olhar multifacetado sobre o campo da educação e da linguagem, contribuindo para um debate acadêmico necessário eatual.A articulação entre teoria e prática, presente nos estudos aqui apresentados, reforça a importância de uma educação que dialogue com a realidade dos alunos e com as transformações sociais em curso, promovendo um ensino mais crítico, reflexivo e inclusivo.