A TEORIA DA JUSTIÇA DE NANCY FRASER: TENSÕES E TRANSIÇÕES

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    • 1
      Autor
      MARTINS, PEDRO PAULO SCREMIN Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      306 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2024 Indisponível
    • 5
      Ano
      2024 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.6 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525160245 Indisponível
    • 10
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      14/06/2024 Indisponível
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Condizente com seu compromisso como feminista militante, a teoria de Nancy Fraser parte da análise dos paradigmas populares da justiça, revelando as falsas oposições nas reivindicações sociais no contexto da "condição pós-socialista". Suas respostas lançam as bases de sua teoria, buscando conciliar conceitos marxistas com a sociologia weberiana para formular a estratégia dualista perspectivista. Essa abordagem parte de uma definição de injustiça - a qual é experimentada diretamente e, por meio dela, formamos uma ideia da justiça - visando superar as dissociações políticas contemporâneas. Fraser contesta as teorias unidimensionais da justiça, e elabora uma teoria bidimensional em que redistribuição e reconhecimento são integrados num marco teórico comum para enfrentar injustiças de classe, raça/etnia, gênero e sexualidade, tendo como horizonte normativo a paridade participativa. Coerente com sua concepção de teoria crítica, baseada na definição de Marx, como "o autoesclarecimento das lutas e dos desejos de época" e no conceito gramsciano de hegemonia, delineia diretrizes de um projeto político para um bloco contra-hegemônico de movimentos sociais, em resposta à ascensão do neoliberalismo e globalização capitalista. Seu constructo teórico culmina na justiça tridimensional, com o lema: não há redistribuição ou reconhecimento sem representação e participação política, na busca por mudanças emancipatórias.

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