A VOLTA INVERSA NA ÁRVORE DO ESQUECIMENTO E NAS PRÁTICAS DE BRANQUEAMENTO

SKU 138013
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9786555786385
R$ 71,60
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    • 1
      Autor
      SILVA, CLAUDILENE MARIA DA Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      212 Indisponível
    • 4
      Edição
      2 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2.4 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786555786385 Indisponível
    • 10
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      10/08/2020 Indisponível
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Este livro apresenta resultados de uma pesquisa de vanguarda por estar à frente do seu tempo e por alcançar interfaces multidimensionais, incluindo grandes temas como: desigualdades educacionais, populações negras, subjetividades, lugares de memória, rupturas curriculares, formação docente, e crítica ao status quo. Um aspecto central a ser valorizado é, sem dúvida, a autoria e, consequentemente, o espaçotempo onde se desenvolvem as análises. As duas primeiras décadas do século XXI têm uma importância diferenciada para quem deseja entender a agenda do Movimento Negro Brasileiro, do qual Claudilene Maria da Silva faz parte. A obra revela os contornos do trabalho de uma intelectual orgânica, com experiência de reivindicação por maior inserção das populações racializadas, e que emerge como possibilidade de práxis descolonizadora. De certo, já sabemos que o ativismo negro exigiu maior inclinação para o campo acadêmico e, com essa tomada de posição, rever a formação e a transposição/mediação do conhecimento passou a ser uma demanda. Em um cenário de disputas epistemológicas, de produção de contranarrativas curriculares e de outras traduções, do pertencimento intelectualacadêmico, Claudilene Maria da Silva começa um processo investigativo onde assume a tarefa de problematizar as formas de aprendizagem e a construção de subjetividades negras. Tratase de uma possibilidade interpretativa acerca das pistas sobre a consolidação da política para a educação das relações étnicoraciais. A presente obra faz parte de um modo outro de ruptura com visões subalternizantes das/os que foram, colonialmente, inventados como "a/o outra/o", e portanto, é leitura indispensável. Cláudia Miranda Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

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